Oftalmologista para retinopatia da prematuridade em Maringá

A Dra. Amanda Morais é a médica oftalmologista para retinopatia da prematuridade em Maringá para consultas, diagnósticos e tratamentos. Atendimento humanizado em um ambiente agradável e acolhedor para cuidar da saúde ocular com segurança e tranquilidade.

Agendar consulta
Oftalmologista para retinopatia da prematuridade em Maringá

Médica oftalmo para retinopatia da prematuridade em Maringá Mestranda pela UNIFESP 


A Dra. Amanda Morais é a médica oftalmo para retinopatia da prematuridade em Maringá. Mestranda pela UNIFESP. A especialista formou-se em Medicina pelo Instituto de Ciências da Saúde- Montes Claros-MG e realizou especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo Infantil e Adulto pelo Hospital de Olhos de Curitiba-PR, centro referência em  oftalmopediatria e estrabismo do Brasil. Para oferecer os melhores tratamentos médicos possíveis aos seus pacientes, a médica está em constante estudo e investigação das novas técnicas da medicina.

Agendar consulta

O que é retinopatia da prematuridade?

A retinopatia da prematuridade é uma doença que afeta a retina: a membrana na parte posterior do olho que é responsável por captar os sinais luminosos e enviá-los ao cérebro. O principal problema está na vascularização dessa membrana, que só se completa nos últimos meses de gestação. Portanto, para bebês nascidos antes disso, o processo é interrompido prematuramente.

Quais os sintomas da retinopatia da prematuridade?

A retinopatia da prematuridade não apresenta sintomas. As complicações da visão, ou mesmo cegueira completa, podem ser notadas já nos primeiros meses de vida. Portanto, é imprescindível que os bebês recebam tratamento imediato e sejam examinados periodicamente.

Qual a causa da retinopatia da prematuridade?

A principal causa da retinopatia da prematuridade é o próprio nascimento prematuro. Além da prematuridade, questões como anemias, transfusões de sangue, dificuldades respiratórias e o uso excessivo de oxigênio podem ser fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Como diagnosticar retinopatia da prematuridade?

O diagnóstico da retinopatia da prematuridade é feito a partir do mapeamento de retina. Os exames oftalmológicos devem começar no primeiro mês de vida e ser repetidos a cada uma ou duas semanas até que o crescimento dos vasos sanguíneos da retina esteja completo.

Qual o tratamento da retinopatia da prematuridade?

O tratamento para retinopatia da prematuridade é realizado de acordo com o grau de complexidade clínica de cada paciente. As principais abordagens tomadas para prevenir a progressão da doença são laser, aplicado na área avascular da retina circundante para bloquear a produção de VEGF, o que impede a formação de novos vasos sanguíneos e reduz o risco de descolamento da retina, drogas antiangiogênicas, usadas para inibir a produção de VEGF e vitrectomia, cirurgia realizada nos casos mais graves de descolamento de retina.

Oftalmologista para tratar retinopatia da prematuridade em Maringá

A Dra. Amanda Morais é a médica oftalmologista para tratar retinopatia da prematuridade em Maringá com grande competência profissional para cuidar dos casos mais simples aos mais graves, sempre com uma abordagem humanizada e acolhedora, respeitando os medos e anseios das crianças e responsáveis.

Agendar consulta
Oftalmologista para tratar retinopatia da prematuridade em Maringá